segunda-feira, 28 de maio de 2012

O Papel da Educação nos dias atuais.

Nos dias atuais, em meio às constantes transformações sofridas pela sociedade perante a globalização, são muitos os desafios que a humanidade enfrenta, dentro dos quais, a educação e as políticas educativas.


Diante das exigências cada vez mais complexas de um mundo em contínuo desenvolvimento, onde a tecnologia da informação cresce assombrosamente, não é mais possível ignorar que nossa formação educacional deve abranger muito mais do que as matérias tidas como “tradicionais”, e muito menos podem as escolas – órgãos convencionalmente tidos como formadores de cidadãos – manterem antigos métodos de ensino.

Educadora
Professora
Há que se pensar em toda uma nova estrutura e política educacional, pois a losa (quadro negro) já está sendo ultrapassado, e não pode, de forma alguma, ser a única ferramenta onde o professor trabalha a educação de seus alunos.
Tão pouco é aceitável em nossos dias a antiga política de professor centralizador de conhecimento a ser passado para os alunos, tendo estes como meros receptores daquilo que o professor pretende lhes “ensinar”.
O aprendizado mecânico, através da simples “decoreba” de fórmulas e textos ou símbolos já não é aceitável na presente era da informatização, da multimídia, da tecnologia de ponta, em que as crianças já podem, através de um simples aparelho (computador) ter contato com um mundo totalmente desconhecido, com o mundo inteiro se assim quiser.
Através da internet, hoje, temos contato com diversas culturas, valores, costumes, idiomas… E há que se ter em mente que precisamos estar preparados e preparar as pessoas – desde crianças – a essa realidade.


----- Marcia Barcelos Botica

Nenhum comentário:

Postar um comentário