domingo, 20 de maio de 2012

A importância da Educação para todo cidadão

A Importância da Educação Andrea Toninho Mak Robson Quando analisamos o trabalho que visa à dominação dos trabalhadores pelas classes dominantes, observamos que no plano individual, este procedimento envolve o cidadão de varias maneiras, inicialmente formatando-o desde o seu nascimento, posteriormente dentro de um segundo passo, integrando-o efetivamente quando na infância, ingressa no universo escolar. A partir deste fato, incidem sobre o aluno as imposições da coerção estatal, condicionando-o para um posicionamento futuro como operário, como prestador de serviços frente às necessidades e prioridades do Estado, que coercitivamente moldam-no, não permitindo o seu acesso à cultura, ao conhecimento e as informações que sempre estiveram sob a guarda das classes privilegiadas. Historicamente, num primeiro momento, tal atribuição pertenceu ao clero, enquanto apêndice intelectual da aristocracia, hoje, a cultura e o conhecimento são propriedades particulares da burguesia, e o Estado utilizando o currículo escolar, impede que os alunos pertencentes às classes operárias, tenham acesso às informações verdadeiras de sua história e do mundo. Informações que possibilitariam uma educação libertaria com respeito ao desenvolvimento individual e as escolhas particulares de cada aluno, que permitiria a construção progressiva e eficiente dos conhecimentos, materializando uma reforma intelectual e moral, baseada na elevação cultural do proletariado. Educação libertaria entendida como aquela que não se permite esquecer a importância de um posicionamento solidário, como guardiã dos conhecimentos humanos, herança de toda uma humanidade, da sua permanecia fraterna e servil, à disposição de todos estes herdeiros, pronta para fornecer os subsídios para a solução dos problemas históricos, filosóficos, políticos, sociais, espirituais, religiosos e econômicos da sociedade a qual pertença, respeitando sua cultura, seus costumes e tradições, mas principalmente a individualidade de cada cidadão. Educação libertaria que oferece a possibilidade de se edificar a análise, a crítica rígida e o posicionamento consciente frente um Estado que se qualifica como democrático e libertário, quando ainda se posiciona ideológico, coercitivo e demagogo, educação libertaria que auxilia na construção de um sistema analítico de estudos e do desenvolvimento de ideias focadas na solidariedade frente à dor do próximo e na fraternidade frente às necessidades das minorias. Escola? Pra que? Diria a psicanalista Maria Rita Kehl, demonstrando a importância da qualificação dos professores, para a valorização da escola e para o aprimoramento e especialização dos próprios profissionais, capacitando-os para o desenvolvimento de um trabalho em que o respeito ao educando, o compromisso com a verdade histórica, a independência aos interesses e necessidades do Estado e das classes dominantes, traga como resultado a inserção dos alunos no mundo da cultura, dos conhecimentos intelectuais, do saber moral, das suas ideias, valores e costumes. Não podemos nos esquecer de que a educação é um dever do Estado, direito de todo cidadão, educação é obrigação da família que tem o dever de amparar seus filhos, educação é compromisso da comunidade que precisa de modo fraterno adotar a escola, educação é endividamento da sociedade como um todo, posto que urgi, assumir o papel de proteção da cultura e dos conhecimentos humanos, patrimônios valiosos, os quais devemos, aproveitando todas as oportunidades que nos sejam dadas, tomar a posse, desenvolve-los, aprimora-los e preserva-los para as gerações futuras.

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