segunda-feira, 21 de maio de 2012

10 ERROS QUE AS PESSOAS INTELIGENTES COMETEM

ANDREA - ANTONIO - MAK - ROBSON
10 ERROS QUE PESSOAS INTELIGENTES COMETEM



A experiência não é o que acontece com a gente, e sim o que fazemos com o que acontece com a gente.

Como se percebe a experiência gera suas crenças e “verdades internas”, emoções e comportamentos que se repetem.

CRENÇAS GERAM PENSAMENTOS/ RACIOCÍCIOS, QUE GERAM EMOÇÕES (SISTEMA LÍMBICO) QUE GERAM COMPORTAMENTOS



Crenças e pensamentos, determinam emoções e comportamentos.

Crenças disfuncionais==> aprisionam.

Crenças Funcionais ==> Libertam.



CRENÇAS DE :

INCAPACIDADE

INADEQUAÇÃO

NÃO ESTIMA GERA VULNERABILIDADE (bloqueando uma proteção psíquica)

LOUCURA é fazer sempre as mesmas coisas esperando resultados diferentes. Albert Einstein



Honrar pais e ancestrais é fazer:

(1)  as pazes com seu passado

(2)  para ficar disponível para o agora e

(3)  abrir novos caminhos para a construção de seu futuro e

(4)  viver a sua própria vida.

Pertencimento – todos que nasceram ou foram fecundados fazem parte da sua família e do seu sistema familiar.

DEU BRANCO - quando a nossa inteligência nos deixa na mão, pensamento emocional X raciocínio lógico (fica com tanto medo que não direciona o pensamento para a solução do problema), o poder da mente, estresse. Fatores de vulnerabilidade: fome, raiva, abuso de drogas, solidão, fadiga, dor, doença, perda profunda, falta de sono, mudança significativa na vida.



ANSIEDADE = medo de perigo, perdas ou ameaças iminentes – física ou emocional. Aumento da ansiedade = Problemão X “euzinho”

Diminuição da ansiedade = probleminha / problema X “EUZÃO”.



10 ERROS QUE PESSOAS INTELIGENTES COMETEM:

(1)catastrofismo;

(2) telepatia;

(3) mania de perseguição/personalização;

(4) acreditar em tudo o que os “assessores de imprensa” falam (amigos/colegas que não passam os feedbacks verdadeiros);

(5) levar as críticas muito a sério;

(6) perfeccionismo;

(7) comparações negativas;

(8) pensamentos condicionais –se/será;

(9) deve/não deve – deveria ou não deveria;

(10) sim mas...resistência.



1) CATASTROFISMO - “O Catastrofismo resulta não só na perda de uma oportunidade, mas na impossibilidade de procurar uma saída.”

Arthur Freeman



DICAS: Ouça a si mesmo. Questione-se. Descatastrofize-se. Questione as evidências. Registre seu raciocínio. Saia em sua própria defesa. Não é pensar que tudo vai dar certo sempre. Mas também não significa que tudo vai dar errado.



2) TELEPATIA - Desistir da possibilidade da telepatia é difícil por que implica correr mais riscos e ficar mais vulnerável.

DICAS: Questione as suas premissas, diga o que pensa, leia seus próprios pensamentos.

3.) MANIA DE PERSEGUIÇÃO - O que acontece quando alimentamos a mania de perseguição? Causa mágoas desnecessárias. Prolonga a raiva. Desperdício de energia. Pode reduzir nossas oportunidades.

Prejudica nossa capacidade de ver outros pontos de vista.



4.) ACREDITAR EM TUDO O QUE O ASSESSOR DE IMPRESSA DIZ - Como uma overdose de pensamentos positivos pode ter consequências negativas? Riscos do assessor: Um talento de uma nota só para todas as situações. Quem eu? Esquivar-se das responsabilidades. Fazer a fama e deitar na cama.

Prender-se a estratégias que não estão funcionando mais.



5.) LEVAR CRÍTICAS MUITO A SÉRIO - Dê onde vem a sensibilidade? Aprenda a questionar seus críticos internos e externos. Quem disse /fez a crítica? Tem competência para falar a este respeito.

Cuidado com o que todo mundo fala.

COMO RECONHECER UMA CRÍTICA CONSTRUTIVA - O que esta crítica significa? Concentre-se no que foi dito. Não aceite ou rejeite sem refletir.



6.) PERFECCIONISMO - " Compreender a perfeição é o auge da inteligência humana. Ambicionar possuí-la é o mais perigoso tipo de loucura. " Alfred de Musset

Como colocar a exigências ao seu lado? Ser exigente pode ser bom: quando ele se transforma em padrões positivos. Não gaste muita energia em coisas que não darão tanto resultado. Aprenda a ceder e aceitar suas limitações. O que será preciso para fazer tudo certo? Será que vale a pena?



Como colocar a exigências ao seu lado? Ser exigente pode ser bom: quando ele se transforma em padrões positivos. Não gaste muita energia em coisas que não darão tanto resultado. Aprenda a ceder e aceitar suas limitações. O que será preciso para fazer tudo certo? Será que vale a pena?



7.) MANIA DE COMPARAÇÃO - Comparação pode ser fonte de motivação. Como a comparação me atinge? Perseverar x Desistir. Opiniões alheias: “e daí?” Ex.: Fulano pensa isso de mim, mas e daí?

Compare prós e contras, vantagens e desvantagens.



8.) PENSAMENTO CONDICIONAL OU HIPOTÉTICO - “Tudo que puder dar errado dará.” Lei de Murphy Se algo puder dar errado, talvez dê mesmo em determinadas condições, em determinados momentos, em determinados lugares, com determinadas pessoas e, ainda assim, a maioria destas vai se descobrir capaz de resolver os problemas daí decorrentes. Pensamentos com as palavras SE ou SERÁ?



9.) Significado implícito: “DEVE SER ASSIM...” “Nem pense nisso; não questione, obedeça. É o que é certo. Todo resto está errado.” Aceite outros pontos de vista.



10.) O VÍCIO “SIM, MAS...” - RESISTÊNCIA GERAL - Medo de falar o que realmente achamos.

Medo de dizer NÃO. Troque o “SIM, MAS...” pelo “SIM, E...”

Persista para chegar ao sucesso. Aprenda com seus erros. Eu sou um solucionador de problemas. Eu sou capaz de fazer, e se não souber, eu sou capaz de aprender até conseguir fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário