domingo, 1 de abril de 2012

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - PAULO FREIRE


Paulo Freire defendia, como objetivo da escola, ensinar o aluno a “ler o mundo” para poder transformá-lo.Ele dizia que: “Precisamos aprender a ler a realidade(conhecê-la) para poder reescrever essa realidade(transformá-la)”.

Adverte da “necessidade do educador se inteirar daquilo que o aluno conhece,para trazer a cultura do educando para dentro da sala de aula e a partir daí explorar questões relativas aos temas em discussão”.

O uso dos instrumentos de mídia são de grande valia para incentivar,esclarecer,fazer levantamento de dados sobre a realidade e fatos sociais.Só assim o aluno poderá “problematizar” o conteúdo em questão para se conscientizar e efetuar intervenções que proporcionem mudanças na maneira de pensar ,ser e agir.

Segundo Paulo Freire, as mudanças poderão ocorrer através das “marchas” , significa dizer que se nos unirmos poderemos mudar a forma como a educação nos é oferecida exigindo o que é nosso de direito, ou seja, obter uma educação que contemple a continuidade dos tempos e não a educação clássica que é aplicada no Brasil há séculos.

Tatiana
Nika
Graça
Vania
Leidenalva

Nenhum comentário:

Postar um comentário