sexta-feira, 30 de março de 2012

República Guarani - Sylvio Back


Republica Guarani

este documentário ajuda a compreender Luíz Felipe Baêta Neves em "O combate dos soldados de Cristo na terra dos papagaios: colonialismo e repressão cultural" .

" Dirigido e produzido por Sylvio Back em 1978, com 60 minutos e roteiros e pesquisa assinados por Deonísio da Silva, o documentário foi relançado com 100 minutos em 1982 e ganhou vários prêmios. O filme traz um registro da cultura e da história dos guaranis e do que fizeram com eles.Sua montagem meticulosa resultou numa versão sutilmente agressiva e hostil aos jesuítas. Por exemplo, Back esclarece que a figura e a função do cacique entre os guaranis foram impostos pelos padres que afastaram a liderança dos pajés  guias espirituais e curandeiros das tribos
Documentário disponível no site: http://www.tvintertribal.com.br/. Vale a pena acessar, pois existem documentários incríveis!!!!! "

Fonte: Cine Conhecimento
http://www.youtube.com/watch?v=dzTiANMxaBI

Acesse o Site TV Intertribal "Somos a webtv das etnias brasileiras. Um canal voltado para a cultura indígena, que vai mostrar os povos das florestas, dos cerrados, pantanais, caatingas e litorais do Brasil."

Neste site tem o documentário dividido em partes para assistir, além de muito material relativo a cultura indígena. 

Em uma sociedade pós moderna, a comunidade indígena apropria-se da linguagem midiática audiovisual como instrumento de resistência político-cultural, de luta, substituindo o arco e flecha.

Aproveitem,
Luiz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário