sexta-feira, 9 de março de 2012

Portanto a mídia tem duas caras: um meio de elite dirigido as massas.

 A mídia é um meio de elite, porque é controlada por quem tem poder, grandes empresas privadas, governo e auditorias cívicas, que representam pequenos grupos de pessoas.
Grupos esses que são infinitamente menores do que o número de receptores do conteúdo gerado pela mídia, a massa, que em muitos casos acaba aceitando tudo o que a grande mídia impõe.

A iniciativa privada domina o conteúdo que irá adentrar o lar das pessoas por ter a verba necessária para custear as caras produções desses meios, porém essas empresas nao se associam a qualquer conteúdo, precisa haver um mínimo interesse por parte dessas companhias. Por isso, muitas vezes os assuntos são repetitivos e as informações são rasas, porque os grandes meios e veículos acabam se rendendo a agilidade demandada por essas empresas que buscam as grandes audiências.

O governo e audiências cívicas também detém o poder porque lançam mão de seu privilégio de cumprir, descumprir e/ou alterar as leis para que sua vontade seja ouvida. Exemplos disso são o horário eleitoral e a voz do Brasil, que ano após ano invadem os lares da massa aqui no Brasil. O sistema de concessões de operação de veículos de comunicação, que fica totalmente a cargo do governo também é usado como moeda de troca para manter a influência dos poderes políticos dentro da mídia.

O que resta a massa é receber todo esse conteúdo da grande mídia e assim, utilizar ao máximo seu poder de discernimento. Na maioria das vezes o que ocorre é que o povo se torna refém da vontade de poucos (elite) e fica com poucas opções para formar sua opinião sobre qualquer assunto. Mesmo assim a massa não mostra o desejo de mudar, e acaba dando audiência para muitos programas que pouco contribuem para a real evoluçao da sociedade.

Josefa Santos

Maria Gottsfritz

Sonia Caliari.



Um comentário:

  1. Parabéns, Josefa, Maria e Sonia, pelo texto! Percebi que vocês deram conta do recado.
    Até a aula,
    Paola Prandini

    ResponderExcluir